Nossos Comparsas: Movimento Horizonte Indie


- por José Noce


Estamos de volta com a nossa coluna Nossos Comparsas para apresentar mais um parceiro da Macunaíma Games que tem dado o que falar na cena independente de jogos: o Movimento Horizonte Indie de Desenvolvedores de Jogos.

O Movimento Horizonte Indie surgiu recentemente devido à necessidade de se criar um ambiente mais propício para que os autores independentes de jogos pudessem desenvolver e divulgar os seus trabalhos. Pois como bem sabe a esmagadora maioria dos nossos colegas, existem no Brasil inúmeras barreiras como a falta incentivo e oportunidade do governo e da iniciativa privada para expormos nossos jogos, a falta de infra-estrutura para a impressão e produção de peças, e por preços competitivos em comparação com os grandes produtores de jogos, além da extrema dificuldade de acesso aos canais de formação de opinião do mercado de jogos.  

Então foi por isso que vários desenvolvedores – dentre eles, este que vos tecla – resolveram unir seus esforços com o intuito de fomentar a produção independente de jogos tanto físicos quanto analógicos, buscando organizar eventos e também realizar parcerias e ações coordenadas de divulgação e comercialização de seus trabalhos. E a partir desta parceria, começamos a criar um grupo pra nos dar mais respaldo perante fornecedores, lojistas e formadores de opinião, entre outros profissionais desta área. Além do fato que atuando de forma coletiva e coordenada, conseguimos também tornar mais leve o fardo de custos e tarefas para cada um de nós.

Nós também sabemos que é preciso marcar presença, não só expondo os nossos trabalhos junto ao público, como também interagindo com outras iniciativas, autores e editoras, fortalecendo-nos assim mutuamente. E para isso buscamos manter um diálogo com desenvolvedores e demais membros da comunidade jogadora, fomentando parcerias com os mesmos sempre que possível. Pois fazer a cena crescer é bom pra todo mundo.

Por isso nós estamos convidando você também a fazer parte deste Movimento. Somos uma rede de apoio mútuo composta não só de desenvolvedores, como também de lojistas, organizadores de eventos, formadores de opinião e jogadores entusiastas. E você é parte fundamental nessa empreitada. Venha com a gente! Juntos, todos temos um lugar ao sol.

Para mais informações a respeito, acesse os links abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário