Pequenos Aventureiros

Versão Fast Play 1.0


- por José Noce


Muita gente já estava cobrando quando saía o jogo, então finalmente hei-lo! Apesar dos atrasos e contratempos, a Macunaíma Games tem o orgulho de apresentar o nosso novo jogo, o RPG infantil Pequenos Aventureiros

Pequenos Aventureiros é um RPG de fantasia medieval, com uma boa dose de humor e ao estilo dungeon crawl, de exploração de masmorras, cavernas e ruínas. Ele também foi desenvolvido pensando no público infanto-juvenil. Até ai já tem outros que também fazem isso, mas o diferencial deste jogo é quebrar uma das maiores barreiras que impedem crianças muito novas de conhecerem o mundo dos Role Playing Games: a alfabetização. Com um sistema de regras super simples, ele permite que crianças ainda não alfabetizadas possam jogar sem maiores problemas. Faz isso associando as características dos personagens com símbolos e gestos, os números com uma escala de cores e os poderes e equipamentos dos personagens a cartas com imagens auto-explicativas.

Ele é indicado para crianças entre 6 e 12 anos. No entanto, durante os playtests com crianças, conseguimos obter sucesso com uma faixa etária maior, de 5 a 15 anos. Mas creio que estes sejam casos fora da curva. E ele agrada não só os baixinhos. A Rincônia, cenário aonde se passa o jogo, é recheada de referências às coisas da infância dos anos 80 e 90, mas de forma a resignificar estes temas reconstruindo-os sob um olhar totalmente inédito. Resumindo, um RPG infantil que acabou ganhando certo aspecto família, encantando as crianças pela novidade e ao mesmo tempo os adultos pela nostalgia.

Vejam o que vem neste protótipo:
• Um manual com o essencial para se jogar: sistema de criação de personagens, sistema de regras, combate, magia e evolução dos personagens;
• A aventura A McDungeon Feliz, que traz situações aonde as crianças poderão conhecer melhor as capacidades de seus Aventureiros, além de começar a delinear alguns traços do cenário;
• Uma ficha dupla para impressão;
• Mapas de combate, portas e miniaturas de papel;
• Cartas de Equipamentos e Poderes dos Aventureiros;
• Arquivos para a customização dos dados para se usar no jogo.

Ficaram curiosos? Então baixem agora o jogo em quaisquer dos links abaixo. Testem o jogo e por favor compartilhem suas experiências, pois isso é muito importante para o aprimoramento dele. Vamos manter a chama do RPG acesa levando-o para as novas gerações!

Pequenos Aventureiros - Versão Fast Play 1.0 (links):

4shared                    Dropbox                    Google Drive

E não acaba por aqui, pois dentro em breve devemos soltar mais material do jogo, como um guia do cenário, mais detalhes sobre o sistema de regras, e é claro, novas Histórias para os Narradores. Então aguardem!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Felipe, sucesso pra você também com o Futuro Sombrio!

      Excluir
  2. Então vamos lá... Sou formado em engenharia de controle e automação, tenho 27 anos e mestrei RPG desde quando tinha 10 anos até uns 22/23 anos (não lembro exatamente). Há três meses, mestrei meu último RPG aos meus cunhados (um deles tem 7 anos e o outro tem 9) e ensinei para eles tudo que sei de RPG. Enfrentei certa dificuldade por causa da idade deles, e se eu soubesse do seu projeto poderia ter testado com eles já. Como eu não sabia, eu precisei adaptar um RPG que peguei da internet (Hero Kids) e ocorreu tudo perfeitamente, exceto pelo fato de ter que explicar bastante coisa.
    Com base nessas minhas experiências li o seu jogo. Vou criticar o máximo que eu puder e espero que possa ser de alguma ajuda. Então, eu gostei. De início achei complicado, uma vez que é feito para crianças tão pequenas, acredito que tenha que ser quase que intuitivo, mas rapidamente já me adaptei e entendi. Porém, acredito que o Hero Kids, principalmente o sistema de batalha, que jogamos estava ainda mais intuitivo. Não gostei muito do fato de você misturar estilos de animações diferentes, mas como é apenas um protótipo acho que está okay. A história é fantástica e sua ideia é melhor é incrível, gostaria de passar para meus cunhados se você autorizar, assim você pode ter mais opiniões.
    Mais uma vez, parabéns pela ideia e acredito que você vai longe ainda, talvez possa até vender. Eu seria um comprador. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback Gustavo, com certeza ele é muito importante pro aprimoramento do jogo.

      Sobre usá-lo com os seus cunhados fique à vontade. Inclusive gostaria de ter um feedback deles tb depois pfv.

      Sobre o sistema do jogo, estou nesse exato momento trabalhando numa versão mais enxuta e clara, de modo que crianças de 7 ou 8 anos já possam ler e compreendê-la sem maiores dificuldades. Talvez tb devo tirar a parte das cartas simplificando a questão dos Poderes e Equipamentos. Além de simplificar o combate de modo que as miniaturas e mapas possam ser usados de forma opcional. Justamente ontem passei a noite revendo tds essas questões pra tornar o jogo mais intuitivo e ainda de quebra reduzir custos na produção dele.

      Excluir
    2. Assim que o novo protótipo estiver pronto eu subo ele aqui. Vlw.

      Excluir