Golpe de Estado no Juiz de Fora's Gathering of Friends / Joga JF


- por José Noce


Esta notícia não é tão nova assim, mas antes tarde do que nunca! Este atraso se deve a problemas com meus outros empreendimentos além do game design, mas que já foram resolvidos. Portanto, venho aqui reportar a vocês a minha participação em dois eventos que acrescentaram muito para mim como autor de jogos analógicos. 


Nos dias 30 e 31 de Julho, aconteceram em Juiz de Fora, os eventos Juiz de Fora's Gathering of Friends e o Joga Juiz de Fora, respectivamente. O primeiro foi um encontro de game designers com o intuito de testar novos jogos, trocar experiências e ampliar suas redes de contatos. O segundo foi um evento voltado ao público de aficionados por boardgames da cidade. Ambos ocorreram no Tabuleiro GameBar, estabelecimento mantido pelo pessoal da Conclave Editora

Só tinha fera no Gathering of Friends! Confesso que eu era o mais “Juninho” ali da galera. O Igor Knopp – previewer e game designer – trouxe o Gnomópolis, jogo que está desenvolvendo junto com Patrick Matheus – um dos autores do aclamado Masmorra de Dados. O Cristiano Cuty – autor do Midgard Card Game – trouxe um jogo que está desenvolvendo junto com o Fernando Scheffer, sobre construtores de torres da Idade Média. O Leandro Pires, do Rio – autor do Rock ’n Roll Manager – trouxe os seus jogos Slow Motion – uma corrida de lesmas em que a última a chegar vence a partida – e Ziriguidum – em que cada jogador organiza o desfile da sua própria escola de samba. O Rodrigo Rego, também do Rio, trouxe os seus jogos Micrópolis, Palmares, Copacabana e Mine! Mine! Mine! Destes, tive a oportunidade de conhecer os dois últimos, que achei incríveis! Copacabana descreve o desenvolvimento histórico deste bairro tão icônico do Rio de Janeiro. Um jogo tipo exportação, na minha opinião. Já o Mine! Mine! Mine! me impressionou pela mecânica inovadora e ao mesmo tempo simples de alocação aleatória das peças no tabuleiro. Eu estava tão entretido apresentando meu jogos e conhecendo o trabalho de outros autores que nem tive tempo de fotografar muita coisa, ou de guardar todos os nomes. Por isso, se faltou citar alguém, podem puxar a minha orelha nos comentários.

Eu também levei o Golpe de Estado e A Pirâmide do Poder para representar o game design de Belo Horizonte. Ambos foram muito elogiados pelo público, em especial o primeiro. Inclusive, ouvir de um formador de opinião da envergadura do Igor que o Golpe de Estado é um jogo com muito potencial e uma mecânica inovadora me encheu de orgulho. Sem contar a troca de experiências e os feedbacks que obtive tanto dos outros autores quanto do público em geral. Não teve preço!

Durante o Joga Juiz de Fora, tive a oportunidade de interagir com um público novo para mim, já que até então só tinha apresentado meus jogos por aqui em Belo Horizonte. O pessoal é super apaixonado por boardgames, como eu pude ver de perto. Geralmente, quando apresento meus jogos para novos jogadores, quase sempre eu venço a primeira partida. Menos por lá, pois o pessoal manja MUITO! Rapidinho, o povo pegou as mecânicas e as malandragens em cada um deles. E tive a oportunidade de participar por lá da partida mais encarniçada e disputada de Golpe de Estado que eu já havia jogado. Foi show demais!

Na despedida, não poderia voltar sem trazer um souvenir. Comprei o jogo Boi Bebum, traduzido no Brasil pela Conclave, aonde cada jogador deve preparar e servir cervejas de variados tipos para uma manada de bois sedentos. É MUITO a minha cara! Kkkk Esse é um jogo que eu recomendo.

No mais, gostaria de agradecer ao Igor Knopp pelo convite para o Gathering of Friends, assim como o pessoal da Conclave, que também auxiliou na sua realização. Fico aguardando o próximo!

Eu também gostaria de agradecer ao Gustavo Silveira, pela resenha super bacana que ele fez posteriormente sobre A Pirâmide do Poder e o Golpe de Estado, que vocês podem conferir AQUI.

Vejam algumas fotos do que rolou nos dois eventos na Página do Golpe de Estado

Vocês podem também conferir mais fotos na própria Página do Gathering of Friends

4 comentários:

  1. Parabéns José, pelo trabalho e dedicação! Continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Filipe! Quero continuar a apresentar o Golpe de Estado e os meus outros trabalhos para novos públicos sempre que possível.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado Odin! O incentivo de vocês é uma das coisas que me fazem seguir adiante.

      Excluir