Feliz 2017!


- por José Noce


Feliz ano novo cambada!... Hã, o que? Meio tarde pra esse tipo de felicitação? Creio que não. Há mesmo algum tempo que 2017 já começou – tempo este inclusive em que passou batido o fato de que este blog comemorou dois anos no ar. Porém, é bom lembrar que dizem por ai que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval. Eu, particularmente, acho que o ano por aqui só começa mesmo é depois da Páscoa. Lembra da Quaresma? Pois é...

Mas, enfim, vamos ao que interessa. Neste período em que o blog ficou parado, o mesmo não se pode dizer deste que vos tecla. Portanto, este post é uma prévia do que está por vir aqui na Macunaíma Games este ano.


Vamos começar pelos nossos novos produtos. Como já dito há algum tempo, estamos em fase final de produção do livro Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega! Ele já foi totalmente escrito e diagramado, além de receber ilustrações super feras do brother Lucas Martins. Inclusive o protótipo do livro já foi exposto para um bocado de gente aqui em Belo Horizonte, sendo muito elogiado. Ele será lançado através de uma campanha de financiamento coletivo pelo Catarse, que será iniciada no meio de Abril. A página de rascunho do projeto já pode ser visitada, apesar do rascunho só se transformar oficialmente numa página a partir do início da campanha. Lá vocês já podem conhecer a sinopse do livro e as recompensas para os Apoiadores deste projeto. Além de também já poderem deixar lá os seus comentários com elogios, críticas ou sugestões. Saibam como apoiar a publicação deste livro AQUI.

E além deste, temos ainda mais dois produtos em desenvolvimento. O primeiro é o RPG Pequenos Aventureiros, voltado para o público infantil. Ao contrário de outros RPGs para crianças, este jogo se propõe a quebrar a barreira da alfabetização, usando um sistema de ícones, cores e cartas para identificar as características dos personagens. Nossa meta é apresentar um protótipo funcional do jogo durante o evento de lançamento do nosso livro, o que deve ocorrer por volta do mês de Julho.

O outro projeto é o livro-jogo Os Últimos Dias de Carsepolis, a ser lançado no final do ano, se tudo der certo. Esta aventura solo é totalmente inspirada no universo da série de livros-jogos Aventuras Fantásticas, que foi o primeiro título do mundo dos RPGs a ser publicado em terras tupiniquins. Quem me conhece, sabe do apreço que tenho por esta série. Por isso posso garantir que além de um trabalho minucioso e com esmero, há muitos outros mais desse naipe pra eu tirar da minha cachola!

Mas não paramos por ai! A nossa Feira Indie deve ganhar uma nova roupagem, além da inclusão de novos membros e parceiros na equipe de organização. Isso tudo sem perder o foco na visibilidade da produção independente de jogos em BH. E juntamente com esta iniciativa, estamos criando uma rede de apoio mútuo entre os autores daqui para nos consolidarmos também como um dos pólos de game design do mercado nacional.

E não podemos nos esquecer do nosso blog parceiro RPGames Brasil, aonde também escrevo sobre RPG, jogos de tabuleiro e afins. Estou preparando algumas novas séries de matérias para postar por lá, além de matérias menores também, recheadas de humor, reflexão ou dicas para Mestres e Jogadores.

Portanto aguardem, pois 2017 promete!

8 comentários:

  1. Fala José, fique interessado nesse RPG para crianças. Sou professor de inglês, e gostaria de saber se talvez esse tipo de jogo poderia ser usado em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia do Pequenos Aventureiros é essa mesmo João. Fomentar na criança ainda não alfabetizada a vontade de aprender a ler, escrever e fazer operações. E nas já alfabetizadas estimular o gosto pela leitura, trabalhar em equipe, e vários outros benefícios da prática do RPG.

      Ah, e eu também fiquei interessado numa coisa. Você disse que é professor de inglês. Eu tenho intenção de futuramente traduzir o "Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega!" para outras línguas, começando pelo inglês e espanhol. Quem sabe a gente não faz uma parceria?

      Excluir
    2. Então cara, a gente tem que marcar pra você me apresentar melhor esse jogo.

      E eu também trabalhei durante anos como tradutor. Vamos conversar sim.

      Excluir
    3. Assim que passar a correria do financiamento do Bodega, a gente combina melhor sobre a tradução do livro. Inclusive, se você puder me indicar quem poderia fazer também a tradução pro espanhol eu ficaria muito agradecido.

      Esses dias eu vou dar uma mexida no Pequenos Aventureiros, fazendo os cards e tiles. Porque na minha idéia original era pra ser só um livro, mas à medida que eu fui desenvolvendo o jogo, fui vendo que o buraco é mais embaixo. Quando começar a testar com as novas peças eu te dou o toque.

      Valeu.

      Excluir
  2. Podexá que o eu mais conheço é povo da letras que pode traduzir pra você. Inclusive vou ver se convido esse povo pra ir lá conhecer o Pequeno Aventureiros.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Walison, conto com você e todo o pessoal da Ethernalys por lá.

      Excluir