As Pequenas Aventureiras e a 5ª Exposição do Museu do RPG


- por josé Noce


Aconteceu neste último sábado, dia 23 de Setembro, a 5ª Exposição do Museu do RPG na loja HQueijo Comics, em Belo Horizonte. O evento, realizado pelo Museu do RPG, tinha como objetivo resgatar a memória do RPG, expondo livros antigos e algumas raridades, além de expor o caráter cultural deste hobby e os benefícios relacionados com a sua prática.

E como era de se esperar, ocorreram várias mesas de RPG durante o evento. Numa delas eu mestrei o meu RPG infantil Pequenos Aventureiros - ainda em fase de desenvolvimento - para a Vitória e a Maria Joana, ambas de seis anos. Elas conseguiram assimilar bem as mecânicas do jogo, que tem como diferencial quebrar a barreira da alfabetização. E é sempre uma experiência fantástica mestrar para crianças, pois sempre somos surpreendidos pela criatividade delas. Confesso q tive uma saia justa porque numa parte da aventura os personagens tinham que lutar entre si, só que eu não havia previsto que elas criariam um mago e uma maga que namoravam! Mas ae eu expliquei que era só um treinamento pra eles entrarem na McDungeon Feliz

Não consegui concluir a aventura, mas isso era esperado. Pois ela foi feita em duas partes, aonde a primeira tinha a função especificamente de apresentar as regras pras crianças. Acabei também não interagindo muito com o resto do evento por causa da minha mesa, eu realmente estava muito compenetrado. Por isso, nem cheguei a perceber, quando segundo a Priscilla Tôrres, uma das organizadoras da Exposição, um monte de marmanjos e marmanjas pararam em volta da mesa pra ficar observando o jogo. Recebi vários elogios quanto ao Pequenos Aventureiros, não só dos pais como também de outros jogadores de mesas próximas. Uma das coisas que também chamaram muito a atenção foram as imitações que eu fiz pra caracterizar uma NPC parecida com o Zacarias - UHUHUHUHU! 

No mais, gostaria de agradecer ao pessoal do Museu do RPG e da HQueijo pela oportunidade de apresentar o meu trabalho. E por falar nisso, vocês já podem encontrar também lá na loja à venda o meu livro Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega!, com dicas pra Mestres de RPG. 

Vejam aqui algumas fotos com um pouco mais do que rolou durante o evento na Página do Museu do RPG

2 comentários:

  1. Me interessei muito sobre seu sistema para criança será que eu poderia ter acessoa ele? Poderia me mandar via email? deyvid207482@hotmail.com
    Queria para mestrar pra minha filha de cinco anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deyvid, o Pequenos Aventureiros ainda está em fase de desenvolvimento. Mas muito em breve eu devo publicar uma versão fast play dele. Assim que eu o fizer, com certeza enviarei o link pra você poder baixar e conhecer o jogo. Valeu.

      Excluir