O que rolou no Quero Jogar RPG e no Jedicon


- por José Noce




Neste sábado, dia oito de Agosto, aconteceram o Quero Jogar RPG e o Jedicon na Escola Municipal Professora Maria Modesto Cravo, aqui em Belo Horizonte. Os dois eventos simultâneos reuniram centenas de fãs da saga de Star Wars e de jogadores de RPG, card games, war games e jogos de tabuleiro.

O Jedicon ofereceu várias oficinas para os fãs, como entrevista com convidados, concurso de cosplay, arena de combate com sabres de luz, serviço de customização de armaduras, entre outras coisas. Também são dignas de nota as réplicas colossais dos veículos X-Wing, Tie Fighter e Walker AT-AT, expostos no pátio da escola. Como sempre, os caras não brincam em serviço!

O Quero Jogar RPG levou uma grande quantidade de mesas com jogos variados. E logicamente o jogo Golpe de Estado estava lá para bater cartão! O Encho Chagas também teve uma mesa com o seu RPG Pulse, além do Alan Silva que mestrou uma aventura do seu RPG Cachorros Samurais e Biscoitos. Na sala aonde eu estive, o pessoal também jogou Warhammer 40k, Seven Wonders, Citadels e Don Capollo, entre outros. E todos esses jogos eu conheço e recomendo! Mas muito além dos jogos, o QJRPG tem se tornado cada vez mais um grande mosaico de ações de grupos e pessoas que se interligam e somam ao coletivo. Como é o caso do grupo  RPGirls, que levou não só uma mesa de RPG voltada para o público feminino, como também uma palestra de denúncia contra o machismo e a misoginia do mundo nerd em geral. Não vou poder citar cada mesa, ação ou oficina que houve no evento, pois estava bem ocupado lá – fazendo o que gosto, reconheço. Por isso, favor deixem nos comentários qualquer uma que eu não tenha citado aqui.

Outra ação importante que eu acho que também deve ser lembrada aqui é a do Projeto Social Liga da Justiça/BH, que arrecadou os alimentos não perecíveis do ingresso. Eles são um grupo de trabalho voluntário formado por profissionais liberais de várias áreas que se uniram em prol da responsabilidade social e ações humanitárias.

Vejam algumas das fotos do que rolou nos dois eventos na nossa Página no Facebook.

2 comentários: