Organizando Aventuras One-Shot


- por José Noce


(Matéria adaptada da postagem original no Blog RPGames Brasil)

Para quem não conhece, o termo one-shot é usado para designar aventuras que duram uma única sessão de jogo. É só juntar as pessoas e jogar. São ideais para mestrar em eventos ou para grupos que não conseguem se reunir com regularidade.

A primeira coisa é definir o local e o horário da sessão. Não se preocupe em arrumar uma agenda que enquadre todos os membros do seu grupo. Adeque melhor à maioria deles e, principalmente, a você. Senão, poderá levar uma eternidade para realizar seu jogo, isso se conseguir.

Se pretende mestrar num evento, fica mais fácil. Porém, recomenda-se que cadastre com antecedência a sua mesa junto aos organizadores do mesmo. Isto dará mais visibilidade para sua mesa e evita imprevistos como ter de jogar no chão ou ficar sem jogadores.

Como já foi dito antes, é bom apresentar uma sinopse aos Jogadores. Também é bom relembrar a importância do Mestre deixar tudo organizado antes da sessão de jogo.

Outro ponto importante é a questão dos personagens. Muitos Jogadores insistem em fazer seus próprios PCs, mas para um one-shot isso tomaria um tempo precioso. O ideal é o mestre fornecer os personagens prontos aos Jogadores, por mais que eles esperneiem. Portanto, mantenha uma gama variada de fichas, de tantos conceitos quanto forem possíveis, com habilidades que farão diferença durante a aventura. Garanta também que o prelúdio dos personagens estejam interligados com o resto do grupo e com a história. Tenha em média umas duas fichas por jogador, para lhes dar escolha.

O Mestre, caso queira, pode abrir uma exceção aos Jogadores. Desde que estes atendam a todas as condições abaixo. Em primeiro lugar, o Jogador deve estar familiarizado com o cenário e as regras do RPG que você pretende mestrar. Segundo, ele deve apresentar com antecedência um personagem totalmente pronto do mesmo nível ou pontos da sua aventura. Terceiro, o conceito e a história dele devem se encaixar na sua aventura. Por último, ele não deve desequilibrar a aventura, seja neutralizando totalmente o desafio ou sendo um peso morto para o grupo. Lembre-os também que a aprovação final é sempre sua, que é o Mestre. Para que pesem bem a possibilidade de verem seus personagens sendo vetados, depois de todo trabalho que tiveram ao fazê-los.

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2 comentários:

  1. A campanha no Catarse termina daqui a 2 dias. Então não deixem essa oportunidade passar em branco! Dêem uma passada lá na página da campanha e adquiram também o seus exemplares do livro enquanto ainda há tempo. Obrigado galera!

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  2. Salve, nobre irmão!

    Desejo dar-lhe os parabéns pela empreitada bem sucedida. Excelente trabalho!

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