Como Foi o Dia Nacional do RPG em BH


- por José Noce


Aconteceu neste último final de semana o Dia Nacional do RPG, que foi comemorado em todo o Brasil contando com a participação desde mestres e jogadores de RPG até lojas e editoras do ramo. E em Belo Horizonte, tivemos dois eventos comemorando esta data, o Desplugue e Jogue e a Jogatina TCGeek

O primeiro evento, o Desplugue e Jogue, aconteceu no dia 23 de fevereiro, sábado, um dia antes da data oficial, no Bar D'Game. Foi organizado pela Ethernalys Roleplay & Games em parceria com a RPG BH e o Clube de Jogos Sétima Armada. Nele aconteceram três mesas de RPG, que trouxeram novos jogadores pro hobby, além de antigos que se animaram novamente a rolar os dados. Este evento foi importante para mostrar que o RPG em BH existe muito além dos limites da Avenida do Contorno, além de suprir uma demanda por atividades RPGísticas para o público na região do Barreiro, para o qual atividades na região central ou da Savassi são destinos um tanto distantes.

O segundo evento, a Jogatina TCGeek, aconteceu no dia 24, domingo, na loja TCGeek. Foi organizado pela própria loja em parceria com a Macunaíma Games, a RPG BH e a Play Tower. Nele aconteceram cerca de um dúzia de mesas com oito mestres, tendo em média seis ou mais participantes em cada uma delas. Além do fato que aconteceu um campeonato de Magic lá no mesmo dia, e no final do nosso evento ainda teve uma mesa marota do board game Dungeon Saga.

A Biblioteca Comunitária Corrente do Bem e a Gazeta de Vórnix, ambas da cidade de Santa Luzia, também vieram nos prestigiar. E trouxeram várias crianças para jogar, que jogaram um "mesão" primeiro de D&D 5ª Edição com o mestre Francisco Santos, e depois começaram a se aventurar junto com este que vos tecla pela McDungeon Feliz, aventura contida no fast play do meu RPG infantil Pequenos Aventureiros. Confesso que nunca tinha narrado pra oito crianças ao mesmo tempo, foi desafiador porém muito gratificante!

E ainda houve no dia uma mini exposição de produtos de autores independentes, que contou com os produtos da Macunaíma Games, como as nossas Miniaturas para RPG e o nosso livro com dicas para mestres Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega! Além da Macunaíma, o Studio Don Emídio Navarro Arts e a Play Tower também exibiram seu mix de produtos, juntamente com o escritor Gustavo Ferraz, autor do romance de horror BH Zombie, que narra um apocalipse zumbi em nossa cidade. 

À todos os envolvidos em ambos eventos, dos mestres e jogadores às lojas, coletivos, editoras e autores, gostaria de dar meus parabéns por abrilhantarem esta data tão especial para nós RPGistas do Brasil. E pra quem não pode ir, ano que vem tem mais. Porém, fiquem de olho no calendário tanto da Jogatina TCGeek quanto do Desplugue e Jogue, pois mais atividades estão programadas para acontecerem muito em breve!

E para terminar, confiram algumas fotos com o que rolou nos eventos nos links abaixo:

Desplugue e Jogue - Edição Dia Nacional do RPG (Página da Ethernalys Roleplay & Games)

Nenhum comentário:

Postar um comentário