Nossas Comparsas: Entrevista com a Designer Bárbara Lucena

 - por José Noce

Tô de volta na área galera! Eis-me aqui novamente, depois de um longo hiato, retomando as atividades da Macunaíma Games. E nessa volta, venho trazendo pra vocês uma entrevista que realizei com a minha amiga Bárbara Lucena em meados do ano passado. Tive que parar completamente as atividades RPGísticas pra resolver alguns problemas pessoais, e desde então esta entrevista estava engatilhada aqui no blog. Então pra marcar esse retorno, e também aproveitando que esta semana tivemos o Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que apresentar os trabalhos dessa moça super talentosa! Ela quem fez a lindíssima diagramação das fichas e do Manual de Regras do Pequenos Aventureiros, além de já ter trabalhado em outros jogos nacionais, como Kalymba, O LegadoSangue & Glória.

Macunaíma Games: Para começar, não poderíamos abrir esta entrevista com outra pergunta. Então, quem é Bárbara Lucena?

Bárbara Lucena: Sou uma jovem designer gráfica, com 22 aninhos. Já tenho pouco mais de 2 anos de experiência e meu foco é criação de identidade visual. 

Conheci o RPG através do design na verdade, com o Kalymba. A partir dai me apaixonei por esse mundo. Hoje eu faço projetos para criadores de conteúdo/autores como: criação de identidade visual, diagramação, ficha de rpg, layout interno das páginas, capas...

Macunaíma Games: Fala pra gente um pouco da sua história com o RPG. Quando você começou? O que você mais gosta dentro do hobby? E o que tem jogado ultimamente?

Bárbara Lucena: No ensino médio eu já jogava, mas não sabia que era RPG. Tínhamos um livro em inglês de D&D e ninguém entendia nada rsrsrs. A gente imaginava os cenários e personagens e não haviam regras! Era muito bom.

Depois eu me afastei desse mundo por questões de mudança, faculdade, trabalho... Enfim, a vida. Com muita sorte eu voltei a conhecer isso conhecendo o Daniel Pirraça, autor de Kalymba, por acasso, no Facebook. Ele pediu para eu revisar uns textos e então eu descobri o que era RPG. 

A partir daí entrei no mundo como designer e apaixonada pelos infinitos universos.

O que eu mais gosto dentro do RPG: A parte criativa dos personagens, a criação e a interpretação dos papel. O como seu personagem vai ser impactado não só por você mas a morte de outros personagens e outras coisas.

No final é um desafio de empatia, me colocar no lugar de um personagem e tentar sentir o que ele sente, pensar como pensa.

Ultimamente não tenho jogado nada, infelizmente. Mas estou aberta a convites para oneshot, para matar a saudade!

Macunaíma Games: E como foi que você começou a trabalhar  no mercado editorial de RPG?

Bárbara Lucena: Como já citei, eu comecei a trabalhar a partir do Kalymba. Foi um acaso enorme conhecer o Daniel pelo Facebook, mas estou muito feliz que aconteceu.

Ele me chamou por que precisava de um revisor para textos e eu cursava Letras na época. No final fui uma péssima revisora e me tornei designer do projeto rsrsrsrs.

Macunaíma Games: Agora fale pra gente um pouco sobre os seus trabalhos dentro desse mercado.

Bárbara Lucena: O primeiro projeto foi Kalymba, com o Daniel. Incluiu: identidade visual; ficha do personagem; layout das páginas internas; escudo do narrador e hoje tem até animações.

A partir daí trabalhei com o PH Autarquia, autor de O Legado e com Panon, autor de Sangue & Glória. Foram trabalhos na Ficha e layout das páginas internas.

E agora, mais recente, temos o Pequenos Aventureiros. Esse foi meu primeiro trabalho diagramando, além disso fiz também as fichas de personagem e aventura, o escudo do narrador e o layout interno das páginas.

Macunaíma Games: Eu sou suspeitíssimo pra falar né rs. Mas o trabalho que você desenvolveu no layout do livro do Pequenos Aventureiros, das fichas e de outros materiais que irão sair em breve ficou simplesmente maravilhoso! Então eu gostaria de saber quais foram as suas fontes de inspiração para a realização destes trabalhos, assim como para os demais.

Bárbara Lucena: Eu sempre pesquiso antes de iniciar a parte criativa de qualquer projeto. É muito importante eu entender toda a temática daquilo que estou criando. Em Pequenos Aventureiros eu fui assistir desenho infantil, ver livros, caçar outros RPGS infantis e me encher de referências. Encontrei a solução de usar a textura do giz de cera e usar cores vibrantes no projeto.

Em Kalymba já fui atrás de máscaras, padrões, músicas africanas. Tentei condensar os conteúdos como um todos, juntos as infinitas variações para representar uma unidade.

Com O Legado já precisava de algo mais moderno e sombrio. Algo pesado. Ao mesmo tempo que precisava ser moderno, precisava ter magia e mistério. Assim você vai caçando coisas parecidas com o que imagina, vai juntando tudo num quadro e no final tem uma composição visual, um caminho do que seguir.

Além das referências, é importante ouvir o autor da obra. Eles estão nesse processo de imersão e pesquisa a muito mais tempo que eu. Eles realmente entendem do que estão falando.

Macunaíma Games: Foi um imenso prazer ter esta prosa contigo Bárbara! Você teria mais algum comentário a acrescentar?

Bárbara Lucena: Só tenho a agradecer pela parceria! Muito obrigada! Foi realmente muito top trabalhar com você e ter o feedback do pessoal elogiando o projeto. Quero cada vez mais aumentar minha coleção de livros e participações em projetos.

Estou também aguardando ansiosamente para jogar Pequenos Aventureiros com meu sobrinho e iniciar ele nesse mundo incrível que é o RPG.

***

E para quem quiser conhecer melhor os trabalhos da Bárbara, ou contratar os seus serviços, estão listados logo abaixo os contatos dela. E por favor não se esqueçam de dizer que conheceram os trabalhos dela através da Macunaíma Games. Valeu pessoal!

CONTATOS:

Instagram                     Behance                     WhatsApp  

Email: lucena.barbarabr@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário