Organizando Aventuras One-Shot


- por José Noce


(Matéria adaptada da postagem original no Blog RPGames Brasil)

Para quem não conhece, o termo one-shot é usado para designar aventuras que duram uma única sessão de jogo. É só juntar as pessoas e jogar. São ideais para mestrar em eventos ou para grupos que não conseguem se reunir com regularidade.

A primeira coisa é definir o local e o horário da sessão. Não se preocupe em arrumar uma agenda que enquadre todos os membros do seu grupo. Adeque melhor à maioria deles e, principalmente, a você. Senão, poderá levar uma eternidade para realizar seu jogo, isso se conseguir.

Se pretende mestrar num evento, fica mais fácil. Porém, recomenda-se que cadastre com antecedência a sua mesa junto aos organizadores do mesmo. Isto dará mais visibilidade para sua mesa e evita imprevistos como ter de jogar no chão ou ficar sem jogadores.

Como já foi dito antes, é bom apresentar uma sinopse aos Jogadores. Também é bom relembrar a importância do Mestre deixar tudo organizado antes da sessão de jogo.

Outro ponto importante é a questão dos personagens. Muitos Jogadores insistem em fazer seus próprios PCs, mas para um one-shot isso tomaria um tempo precioso. O ideal é o mestre fornecer os personagens prontos aos Jogadores, por mais que eles esperneiem. Portanto, mantenha uma gama variada de fichas, de tantos conceitos quanto forem possíveis, com habilidades que farão diferença durante a aventura. Garanta também que o prelúdio dos personagens estejam interligados com o resto do grupo e com a história. Tenha em média umas duas fichas por jogador, para lhes dar escolha.

O Mestre, caso queira, pode abrir uma exceção aos Jogadores. Desde que estes atendam a todas as condições abaixo. Em primeiro lugar, o Jogador deve estar familiarizado com o cenário e as regras do RPG que você pretende mestrar. Segundo, ele deve apresentar com antecedência um personagem totalmente pronto do mesmo nível ou pontos da sua aventura. Terceiro, o conceito e a história dele devem se encaixar na sua aventura. Por último, ele não deve desequilibrar a aventura, seja neutralizando totalmente o desafio ou sendo um peso morto para o grupo. Lembre-os também que a aprovação final é sempre sua, que é o Mestre. Para que pesem bem a possibilidade de verem seus personagens sendo vetados, depois de todo trabalho que tiveram ao fazê-los.

*  *  *
Gostaram desta dica? Ela e muitas outras estão no meu livro Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega! Ele ensina a organizar e manter a disciplina em suas mesas de RPG, tendo uma abordagem totalmente inédita de dicas para Mestres. Ele é ilustrado pelo meu grande amigo Lucas Martins, com charges cômicas e de traços minimalistas. Ele que inclusive produziu a ilustração que abre esta postagem, entre outras que também estão lá. O livro está sendo lançado através de uma campanha de financiamento coletivo. Então contamos com o apoio de vocês para que ele seja publicado e possa auxiliar o trabalho de inúmeros Mestres de RPG. E corram, pois a campanha está nos últimos dias! Saiba como apoiar este projeto adquirindo também o seu exemplar na Página da Campanha de Financiamento Coletivo do Livro no Catarse


5 comentários:

  1. A campanha no Catarse termina daqui a 2 dias. Então não deixem essa oportunidade passar em branco! Dêem uma passada lá na página da campanha e adquiram também o seus exemplares do livro enquanto ainda há tempo. Obrigado galera!

    ResponderExcluir
  2. Salve, nobre irmão!

    Desejo dar-lhe os parabéns pela empreitada bem sucedida. Excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Odin! Me desculpe por não te responder antes, pois estes dias estava re-editando o livro, inserindo elementos importantes que recolhi do feedback dos leitores durante a campanha. Além do mais, mexi também no layout da capa, dando ao livro um visual menos sisudo.

      Em breve irei receber o repasse do Catarse para publicar o livro. Se quiser já posso reservar um exemplar pra você. No mais, vou te mantendo a par de todas as novidades.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. PS: Ah, outra coisa Odin, antes que eu me esqueça. Por favor me passa o link do seu perfil no facebook, pois assim fica mais fácil pra gente se comunicar. Vlw.

      Excluir
  3. Tudo bom José? Excelentes dicas. Aventuras One Shot são maravilhosas, mas eu sempre tenho problema com elas. Normalmente elas se estendem por muito mais tempo que o programado ou acabam virando dual shot ou mais. Fiquei bastante interessado no livro. Pena que perdi no Catarse, mas vou correr atrás agora. Será muito valioso pra mim.

    Abraços!

    ResponderExcluir