Como foi o Desbravadores da Imaginação


- por José Noce


Neste último sábado, dia 13 de julho, aconteceu o 1º Desbravadores da Imaginação na Escola Estadual Rose Haas Klabin, em Santa Luzia. Esse evento tinha como objetivo apresentar aos estudantes e à comunidade os benefícios das práticas dos jogos de RPG e também da leitura de modo geral. 

Vários grupos abrilhantaram o evento, trazendo inúmeras mesas de RPG para jovens e crianças que muitas vezes sequer sabiam que este hobby existia. Para um público que em geral era formado por estudantes de comunidades carentes, é muito mais difícil o acesso à esse tipo de entretenimento, seja pela barreira do próprio desconhecimento ou do poder aquisitivo. Então foi muito gratificante ver o interesse da garotada, que aos poucos ia chegando pra conhecer melhor que jogo era esse tão diferente de todos os outros. E mesmo rolando uma quadrilha na escola nesse mesmo dia, as mesas estiveram sempre cheias! E além das mesas, vários grupos expuseram os seus acervos de jogos para apresentar aos interessados o quão variados são os RPGs existentes no mercado. Eram desde os livrões de capa dura que a maioria dos jogadores veteranos têm em suas estantes, até RPGs de apenas duas páginas. Como alguns exemplares do Mínimo RPG e do Laser & Sentimentos, impressos e distribuídos durante o evento pelo Quartel do RPG

E entre uma explicação e outra sobre o que é o RPG para os interessados, é claro que eu mestrei uma História de Pequenos Aventureiros! Ela se chamava Já Chegou o Disco Voador, e ainda está só nas minhas caraminholas, mas devo escrevê-la e publicá-la aqui dentro em breve. Além disso, também fiz por lá uma exposição dos produtos da Macunaíma Games.

Terminando o evento, houve um bate papo com autores. A primeira a conversar com o público foi a Maria Joana Santos, autora mirim que escreveu seu primeiro jogo de RPG com apenas seis anos de idade. Ela falou do seu jogo e respondeu à perguntas da platéia, composta por vários de jogadores que tiveram a oportunidade de jogar o Mundo das Fadas com ela e muitos outros interessados. Logo após, foi a minha vez de bater um papo com a galera à respeito do Pequenos Aventureiros, dos benefícios de se jogar RPG e sobre algumas diferenças entre narrar para crianças e adultos, entre outras coisas. E pra fechar o evento com chave de ouro, uma surpresa: o Francisco, paizão coruja da Maria Joana, fez uma comemoração rápida do aniversário dela, que há poucos dias completou oito anos. Teve parabéns e até bolo!

Gostaria de agradecer à Gazeta de Vórnix e à Biblioteca Comunitária Corrente do Bem pelo convite para participar desta iniciativa, além da escola por ceder o espaço, mesmo havendo outro evento acontecendo por lá no dia. Já aguardo ansiosamente pela próxima edição! Gostaria também de parabenizar os demais parceiros que auxiliaram na realização deste evento, o Quartel do RPG, a Associação Ethernalys de RPG, o Tabuleiro Acessível e a RPGirls. Juntos, podemos fazer do mundo um lugar bem melhor, um jogo de cada vez! 

E pra quem não pôde ir, pode conferir algumas fotos do 1º Desbravadores da Imaginação na Página da Ethernalys e também na Página da Macunaíma Games

2 comentários:

  1. A Gazeta de Vórnix RPG junto com a Biblioteca Comunitária Corrente do Bem,agradecemos o carinho de todos os parceiros e colaboradores que nos ajudaram para que pudéssemos realizar este primeiro evento.Pedimos desculpas pelos falhas e inexperiências na organização. Mas foi de grande aprendizado.E que a nossa equipe possa se fortalecer para grandes projetos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Macunaíma Games é que agradece a oportunidade de participar desta iniciativa! O Desbravadores da Imaginação tem todo o necessário pra movimentar ainda mais a cena de RPG da Grande BH. Um grande abraço pra vcs!

      Excluir