Como foram as comemorações do Gary Gygax Day 2019 em BH


- por José Noce


No último final de semana de julho aconteceram em BH as comemorações do Gary Gygax Day. Para quem ainda não conhece esta festividade RPGística, ela ocorre por todo o mundo no dia 27 de julho, data de nascimento de Gary Gygax, um dos criadores de Dungeons & Dragons e consequentemente do RPG. Nela, expressamos o nosso apreço pelo RPG e pelas criações de Gygax, reunindo-nos para jogar RPG - especialmente o D&D - em eventos ou mesmo em casa com nossos amigos.

Alguns de vocês podem questionar que esta notícia já está um pouco velha. Desde já, peço desculpas aos leitores. Pois tive tantos compromissos e imprevistos nesses últimos tempos, que não me sobrou tempo hábil para fazer uma chamada para os eventos que aconteceram, ou sequer uma resenha logo após. Mas, pela importância desta data, creio que ela não poderia passar em branco por aqui. Então, dadas as explicações, voltemos às notícias.

No dia 27 de julho, sábado, aconteceu o evento oficial do Gary Gygax Day 2019 na Livraria Leitura do Shopping Pátio Savassi. Ele foi organizado pelo Quartel do RPG, com o apoio da Macunaíma Games, além da Leitura já citada, da RPG BH e da Ethernalys RPG. Houveram várias mesas de RPG, a maioria de D&D. Mas nem só de D&D vive o Gary Gygax Day! O Tio Nitro, do blog Nitrodungeon, mestrou uma aventura para Old Dragon baseada no cenário criado por ele, Legião - A Era da Desolação. Este que vos tecla também mestrou uma aventura de Kids & Dragons, que inicialmente seria para crianças, mas na falta delas acabei mestrando pros adultos mesmo. 

Mas, verdade seja dita, a estrela desse dia foi a aventura Gygax Dungeon. Ela foi criada pelo Francisco Santos, do Quartel do RPG, no formato de um campeonato de D&D 5ª Edição. "Campeonato de RPG, como assim?" Apesar de soar estranho para a maioria dos RPGistas haver um campeonato de um jogo cooperativo, nos primórdios do D&D aconteceram vários campeonatos nesses moldes. Que eram inclusive organizados pela própria TSR, editora que então detinha os direitos do Dungeons & Dragons. Neles haviam critérios que iam muito além do simples mata-mata, premiando também jogadores que interpretassem bem os seus personagens, que conseguissem encontrar as pistas certas, que tivessem um bom raciocínio, entre outras coisas. A grande novidade trazida pelo Francisco foi criar uma dungeon com o formato das letras GYGAX, sendo que as primeiras letras eram dungeons narradas por quatro mestres diferentes, com ele incluso. E o X era o desafio final, aonde os sobreviventes das quatro dungeons teriam que enfrentar uns aos outros, além de um terrível dragão! A Macunaíma Games auxiliou fornecendo as nossas Miniaturas para a Gygax Dungeon, além de auxiliar também com um "incremento" nas premiações. Do primeiro ao terceiro colocados do campeonato receberam um Starter Set do D&D 5ª Edição, um Livro-Jogo e duas miniaturas, respectivamente. Além disso, cada um deles também ganhou uma cópia do meu livro Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega!

No dia 28, domingo, foi a vez da RPGirls e da Liga das Garotas Mágicas prestarem sua homenagem à Gary Gygax no evento mensal organizado por elas conjuntamente, o Jogue Como Uma Garota. Evento este que aconteceu na HQueijo Comics. Segundo Clarissa Lopes, da RPGirls, "Como em julho tem o aniversário de Gary Gygax, a gente não poderia deixar de celebrar este jogo (D&D) que é o nosso favorito e que é tão representativo para o RPG em geral. Então, pensando no que é a essência do D&D, a gente decidiu fazer um evento ligado à essa temática. E a gente fez o evento com uma temática medieval, com algumas decorações, como um mapa da HQueijo como se fosse um mapa de taverna, (...) com o que tinha (no evento). Além de acessórios pra decoração que tivessem a ver com essa temática, pra resgatar essa representação que o D&D tem. (...) A gente teve duas mesas de D&D, minha e da Carol, com uma temática bem parecida por serem de dungeon crawl. (...) A gente também teve muito Board Game. Todas as salas estavam bem cheias. E a gente teve uma participação de meninas do Coletivo Naiá, que são mulheres que fazem registros fotográficos de outros grupos femininos. (...) Então foi um evento bem interessante pra gente. Vamos começar a fazer mais eventos temáticos. O evento Pride na UG foi o primeiro que a gente fez, este foi o segundo, e a gente vai ter agora em outubro provavelmente um de Halloween."

Esse foi um fim de semana "Doidimais!", como costuma dizer o Tio Nitro. Pra quem não pôde ir, não fiquem tristes porque ano que vem tem mais. Além disso, vocês também podem conferir aqui abaixo algumas fotos e também vídeos das comemorações do Gary Gygax Day.


Páginas da RPGirls - Facebook e Instagran

Vídeo do canal do Tio Nitro:

Vídeo do canal Desaventurando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário