Como foi o Gary'On

- por José Noce



Dos dias 27 de julho até 8 de agosto aconteceu oficialmente o Gary Gygax Day Online, ou apenas Gary'On para os íntimos. Este foi um evento totalmente online, organizado pela Equipe Eventos RPG BH, grupo criado para a realização do mesmo, e do qual a Macunaíma Games fez parte representada por este que vos tecla, juntamente com a Carol Carvalho, o Diogo Mathias e o Felipe Campos. Este evento teve como objetivo comemorar de forma segura o Gary Gygax Day, data criada em homenagem à um dos criadores do RPG.


Banner da RPGincana
na página do evento
E quando eu falo "oficialmente", é porque o evento já estava acontecendo há um pouco mais de tempo. Pois desde o dia 14 de julho já estava rolando a RPGincana. Esta competição visava aumentar o engajamento do público com o evento, com tarefas como convidar os amigos pro Gary'On, compartilhar  nas redes sociais as mesas em que se está participando, interagir com os Lojistas, entre outras coisas. E, logicamente, os participantes concorreram a inúmeros prêmios, tanto como recompensas aos primeiros colocados da competição quanto por várias das tarefas dadas. Foi prêmio à rodo! E isso só foi possível graças aos Lojistas Parceiros, que nos cederam todos os brindes. A ideia da competição em si não é originalmente minha, me inspirei na Gincana de Prêmios que aconteceu durante a RPGCON. E tanto lá quanto na nossa RPGincana, pude constatar um aumento expressivo do engajamento do público. Fica então aí a dica para outros organizadores de eventos.

E além da competição, o evento também já contava com outras duas atrações na sua pré-estréia. Uma delas era a Exposição de Autores Independentes, aonde vários autores e coletivos independentes puderam expor os seus trabalhos. E a outra foi a Exposição de Lojistas Parceiros, aonde nossos patrocinadores puderam expor os seus produtos para o público em geral. Deste modo, mostramos que o RPG Nacional transborda criatividade! Além da própria Macunaíma Games, tivemos também o patrocínio da Don Emídio Navarro Design, da Ordem do Graveto, da RPG Brasil e do Studio Heavy & Salsa, isso sem contar outras marcas independentes que posteriormente também forneceram mais outros brindes.


Para abrir oficialmente as comemorações, realizamos uma espécie de "esquenta" no dia 27, segunda-feira, que é a data na qual é comemorado o Gary Gygax Day. Tivemos cerca de nove mesas, quase todas lotadas! Nessa ocasião, narrei a aventura Já chegou o Disco Voador! para o meu RPG infantil Pequenos Aventureiros. Foi a primeira aventura de uma mini campanha com mais outros três one-shots que narrei durante o evento. Na quarta, dia 29, narrei uma mesa surpresa com a aventura A McDungeon Feliz, aonde acabou rolando um tpk - total party kill. Mas o evento mesmo foi programado para acontecer no final de semana, nos dias 1 e 2 de agosto. No sábado, dia 1, houveram cerca de oito mesas, dentre elas a minha aventura O Boneco da Discórdia. E no domingo aconteceram cerca de seis mesas, e dentre elas eu narrei O Ninho das Aranhas, encerrando com chave de ouro a nossa jogatina. Confesso para vocês que foi a minha primeira vez narrando online, e eu gostei bastante dessa experiência! Inclusive eu me arrependo de não ter gravado essas aventuras, especialmente as duas últimas, pois elas saíram bacanérrimas demais!

Ah, e eu não poderia me esquecer de citar aqui mais outras duas mesas, que se destacaram das demais por premiarem os participantes. A primeira foi da aventura The End para o RPG Infected!, narrada pelo Blade no dia 27. Nela foi sorteado um PDF traduzido deste RPG entre os jogadores e as demais pessoas que estavam assistindo a live da mesa, cedido pela Editora Huggin & Munin. E a outra mesa foi a boa e velha, porém letal, Tumba dos Horrores para AD&D, narrada pelo Rodrigo Ribas no dia 2. Nela aconteceu um mini campeonato de sobrevivência, aonde o jogador cujo personagem fosse o último a sobreviver à Tumba, ganharia um exemplar do meu livro com dicas pra narradores Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega! 

Mas o evento não acabou por aí! No sábado seguinte, dia 8, houve uma live no canal do Discord do Gary'On. Nela aconteceu a entrega dos prêmios aos ganhadores da RPGincana, que puderam escolher seus brindes por ordem de pontuação na competição. Além da lista de brindes citados na imagem, a Editora Huggin & Munin cedeu um PDF  traduzido do RPG Infected!, para ser acrescido ao Prêmio 3. Houve também um mini sorteio para os participantes da RPGincana presentes durante a live, graças à alguns prêmios repetidos que foram cedidos por alguns dos ganhadores.


Nesta mesma live, aconteceu também o tão esperado Sorteio de Brindes para os Narradores. Pois no Gary'On a gente valoriza muito o trabalho destas pessoas que se esforçam tanto para entreter o resto do grupo, torrando o seu tempo, energia, neurônios e até mesmo ocasionalmente algumas noites de sono. Os narradores receberam Números da Sorte, no ato de inscrição das suas mesas e também após elas acontecerem, caso houvessem quatro ou mais jogadores presentes. Estes Números depois foram sorteados usando-se os bots de rolagem de dados existentes no canal do evento. E além dos brindes mostrados na imagem ao lado, o Daniel Santos, da Taverna de Ferro, nos cedeu na hora mais dois PDFs do seu RPG Universo 4 para serem sorteados entre os narradores. Os narradores presentes no sorteio tiveram a oportunidade de escolher seus brindes primeiro, na medida em que eram contemplados. Todos os demais tiveram que escolher seus prêmios de acordo com a seqüência de ganhadores. 

Outra coisa que eu preciso confessar para vocês é que este foi o primeiro evento totalmente online que eu ajudei a organizar. Por isso eu gostaria de agradecer à Equipe Eventos BH pelos aprendizados que tive com vocês e pela paciência que tiveram comigo hehehe. Pelos poucos recursos, tempo e pessoal que dispúnhamos para organizar o Gary'On, considero os resultados extraordinários! Mas esse é um mérito que temos que compartilhar também com os demais participantes do evento. Então deixo aqui também o meu muito obrigado aos 5 patrocinadores oficiais, além dos outros 2 que surgiram surgiram posteriormente, por todos os brindes cedidos. Obrigado aos 14 autores e coletivos independentes que também abrilhantaram o evento com os seus trabalhos. Obrigado aos 22 narradores, que inscreveram cerca de 27 mesas. E finalmente obrigado aos 103 jogadores inscritos nas mesas, além daqueles não inscritos que apareceram na última hora, pois aqui é igual coração de mãe hehehe. Meu muito obrigado à todos, pois sem a colaboração de vocês, não haveria o Gary'On!

Quem não participou, fique tranquilo que ano que vem tem mais, no próximo Gary Gygax Day. Dessa vez, não tivemos fotos das mesas, como costumo colocar no final das postagens. Mas vocês podem conferir duas delas, que foram transmitidas através da Twitch TV. Até mais pessoal!


3 comentários:

  1. Um comentário à título de nota de rodapé. Muitos de vocês devem estar se perguntando sobre a mesa que eu iria narrar durante a Gen Con Online, como eu havia dito na postagem anterior. Infelizmente, por problemas de comunicação com os organizadores, acabei cancelando a mesa. Mas não condeno o pessoal, pois sei que 2020 pegou todo mundo de calça curta, e que por isso cada um tá se virando da melhor maneira que pode.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo evento. Nós da comunidade repgista aguardamos os próximos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Filipe! Esse ano é pouco provável que eu ainda tenha tempo de organizar outros eventos, pois retomei as atividades pra publicar o Pequenos Aventureiros. Mas posso dizer que desse mato ainda sai muito coelho, tanto em termos de jogos quanto em termos de eventos! E, logicamente, você será um dos primeiros a saber das novidades. Vlw!

      Excluir