Como Montar um Grupo para uma Campanha


- por José Noce


(Matéria adaptada da postagem original no Blog RPGames Brasil)


Há uma coisa que quase todo RPGista na casa dos trinta já deve ter percebido: o quão difícil é tocar adiante uma campanha na nossa idade. Aos quinze, era só festa! Já mestrei seis dias por semana numa boa. Hoje, por causa do peso das responsabilidades, se eu mestrar ou jogar uma vez por mês é lucro.

Confesso que atualmente é a blogsfera que me mantém mais próximo do mundo do RPG. A questão é que hoje organizar uma campanha requer para mim um grande sacrifício. É menos tempo que disporei para resolver meus problemas de gente grande. Então, o mínimo que eu exijo dos meus Jogadores é que eles façam valer a pena o período que eu me dedico a diversão deles. E para que isso aconteça, eu criei o Método das Peneiras.

A primeira peneira é a da Afinidade. Por exemplo, chamar um amigo muito zoeira para jogar Call of Cthulhu é condenar sua campanha ao fracasso. Portanto, reúna jogadores que melhor se adaptem e que curtam o RPG que pretende mestrar.

A segunda peneira é a da Disponibilidade. Um grande amigo sempre me pergunta quando iremos continuar uma antiga campanha de Desafio dos Bandeirantes. Porém, sempre que eu chamo ele para jogar, arruma uma desculpa esfarrapada para não ir. Convide pessoas com tempo disponível para jogar periodicamente. Organize com elas um dia e um horário em que possam se reunir com facilidade. O Mestre deve decidir se as seções serão semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com a agenda de todos. Escolha um local de fácil acesso a todos, caso os jogadores dependam de transporte coletivo.

A terceira peneira e a mais importante é a da Prioridade, Responsabilidade e Assiduidade. Aquele meu amigo nunca tem tempo para jogar, mas não abre mão de malhar todos os dias, nem chovendo bola de fogo! Se ele tivesse ao menos um vigésimo desse comprometimento com o grupo de RPG...

Uma campanha é um compromisso que você faz com o resto do grupo. Seja uma vez por semana, quinzena ou por mês, a sua agenda aquele dia é jogar RPG! Explique isto para eles até dar câimbras na sua boca. Sem essa do Mestre ficar lembrando aos Jogadores o dia de jogo; ninguém aqui é neném. Farra, orgia e ressaca não são desculpas para não jogar. O cara sabia muito bem que no outro dia teria jogo. Da mesma forma, atuação em ONGs, entidades, igrejas, partidos políticos, etc, não justificam a ausência. Deixe bem claro aos Jogadores: se não pode dispor de fato do horário previamente combinado, não dê a sua palavra em vão! Isto também vale para compromissos sociais, familiares e profissionais. Não digo para deixar de ir ao reencontro da sua antiga turma de escola, ao aniversário do seu pai ou aquela reunião importante na empresa. Mas todas essas datas já estão pré-definidas, o que dá condição de avisar a todos com antecedência para que refaçam suas agendas. Afinal, imprevistos acontecem.

Convide para sua campanha apenas os Jogadores que passarem por todas as peneiras. Caso contrário, não perca o seu tempo. É melhor ficar só nos one-shots. Ou então, vá reformular seu deck de Magic esquecido na gaveta, tirar seus exércitos de Warhammer ou Hero Clix da caixa de sapato, ou limpar a poeira daquele seu velho jogo de Ludo. Pois você terá apenas uma campanha meia-boca com personagens itinerantes, que terminará na sua desmotivação como Mestre e dos Jogadores que realmente estavam mais empolgados. Mas se você conseguir peneirar aos menos umas três pessoas, parabéns! Siga para o próximo passo, que é a organização da sua campanha, como veremos na próxima postagem.

*  *  *
Gostaram desta dica? Ela e muitas outras estão no meu livro Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega! Ele ensina a organizar e manter a disciplina em suas mesas de RPG, tendo uma abordagem totalmente inédita de dicas para Mestres. Ele é ilustrado pelo meu grande amigo Lucas Martins, com charges cômicas e de traços minimalistas. Ele que inclusive produziu a ilustração que abre esta postagem, entre outras que também estão lá. O livro está sendo lançado através de uma campanha de financiamento coletivo. Então contamos com o apoio de vocês para que ele seja publicado e possa auxiliar o trabalho de inúmeros Mestres de RPG! Saibam como apoiar este projeto adquirindo os seus exemplares na Página da Campanha de Financiamento Coletivo do Livro no Catarse

2 comentários:

  1. Gostei demais das dicas, certamente vou usá-las. Escolher bem os jogadores é muito importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios David. Os feedbacks que tenho recebido de todo mundo estão sendo de muita ajuda. Muitas questões levantadas pelos leitores inclusive serão incorporadas no meu livro.

      Se você gostou dessa e das outras matérias, depois dá uma passadinha lá no Catarse favor e apoia o nosso projeto adquirindo o seu exemplar. Pois inclusive esse livro é mais do que um simples produto, ele é uma contribuição positiva visando auxiliar vários mestres na sua jornada RPGística. Valeu.

      https://www.catarse.me/livrobodega

      Excluir