Documento de Referência do Sistema Pequenos Aventureiros

- por José Noce

Salve pessoal! Depois de uma árdua jornada, finalmente as recompensas pra quem apoiou o Pequenos Aventureiros começarão a ser entregues. E vamos começar com o SRD* do jogo.

Documento de Referência do Sistema Pequenos Aventureiros tem três finalidades. A primeira é permitir que pessoas que normalmente não teriam condições financeiras de adquirir o jogo possam jogá-lo, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade. A segunda finalidade é a divulgação do Pequenos Aventureiros, principalmente entre as pessoas que gostariam de conhecer melhor o jogo antes de adquirir a sua versão final digital ou física. E por último, mas não menos importante, o SRD tem a finalidade de flexibilizar a produção de obras derivadas por parte de outros autores, porém com algumas ressalvas pra não virar bagunça, é claro.

Neste exato momento, alguns de vocês devem estar pensando: "Mas que mancada José, liberando recompensa pro público em geral antes que pros apoiadores!" Deixa que eu explico. É porque o livro vai ser publicado sob os mesmos Termos de Uso presentes no SRD. Essa é justamente a licença que vai facilitar a publicação e comercialização de hacks, aventuras, cenários e outros suplementos do Pequenos Aventureiros por parte de outros autores. Por isso não dá pra lançar o livro antes da licença.

Como dito antes, a ideia é flexibilizar a produção de obras derivadas. Trocando em miúdos, se você ralou sozinho ou com outros colegas pra desenvolver uma aventura ou cenário, por exemplo, poderá publicá-lo e mesmo comercializá-lo sem ter que me pagar um centavo sequer de royaltie ou direitos autorais. Porém, a única coisa que eu vou pedir em troca é que me envie o seu material para que eu analise ele antes de permitir ou não a sua publicação. Esta medida visa impedir que conteúdos com discurso de ódio ou que de alguma outra forma possam trazer algum tipo de mal estar sejam disseminados às custas da minha obra. 

Como prometido, o Documento de Referência do Sistema Pequenos Aventureiros poderá ser baixado gratuitamente. O PDF traz todas as mecânicas do jogo, desde os sistemas de regras, criação e evolução de personagens que quebram a barreira da alfabetização, até o sistema de geração e condução de aventuras voltado para Narradores iniciantes. Além disso, também vem no PDF a Ficha do Aventureiro, a Ficha de Aventura e os Termos de Uso. E se depois de dar uma conferida, tiver curtido o material, posso te garantir que a versão final do jogo tem MUUUITO mais coisa! Começando com as ilustrações maravilhosas do meu amigo Lucas Martins, que vocês podem conferir uma entrevista dele AQUI. Sem esquecer também das artes e da diagramação primorosas da minha amiga Bárbara Lucena, que vai ser entrevistada muito em breve aqui no Blog também. Além das fichas editáveis, Escudo do Narrador, personagens prontos, artbook, álbum de colorir pra criançada, sem contar que você também pode adquirir miniaturas e grids, entre outras coisas. Então não perca mais tempo e baixe agora o SRD no link abaixo. E depois, se puder e quiser dar uma força, adquira também a versão final do Pequenos Aventureiros, seja no formato digital ou físico. Valeu!

Documento de Referência do Sistema Pequenos Aventureiros

*SRD = System Reference Document, como o termo é popularmente usado. Ou Documento de Referência do Sistema, traduzindo para o português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário