Como foi a RPGCON


- por José Noce


Nossa! Mesmo em casa, tá rolando tanta coisa ultimamente que só agora eu pude fazer esse relato sobre como foi o evento da semana passada. Em breve devo falar mais aqui dessas novidades.

Mas enfim, voltemos à nossa matéria. Nos dias 29 a 31 de maio, no final de semana passado, aconteceu a RPGCON. Este evento, totalmente online, reuniu gente de todos os cantos do Brasil. E estas pessoas, separadas apenas pela distância de um clique, participaram de várias palestras e oficinas, assim como de sorteios e uma gincana de prêmios. Além, é claro, de jogar muito RPG!

A Macunaíma Games teve a honra de ser um das parceiras do evento. Além disto, este que vos tecla também realizou duas palestras durante o evento, uma sobre melhores formas de apresentar o RPG para iniciantes e outra sobre narrar para o público infanto-juvenil. Sem contar também a oficina com dicas de papercraft para a construção de veículos para Warhammer 40k. Ao final desta matéria deixaremos os links para vocês poderem conferir estes conteúdos de perto.

Posso dizer, sem sombra de dúvida, que este evento foi a coisa mais sensacional da cena RPGítica dos últimos anos no Brasil! Primeiro pela rapidez com que ele foi concretizado. Como relata Édson Jr., organizador do evento mais conhecido como "Druida das Pradarias" (...) Eu decidi postar nas redes sociais o que o pessoal achava, e em vinte e quatro horas o evento ganhou forma. Então graças a vocês o evento virou uma realidade. Segundo pela quantidade de pessoas envolvidas, algo inédito até então em eventos online de RPG. Foram cerca de setecentas pessoas, entre organizadores, lojistas, autores independentes, palestrantes, oficineiros, mestres e jogadores. E terceiro pelo formato comercial do evento, que eu particularmente achei genial e que pretendo reproduzir vários princípios dele nos próximos eventos que eu organizar aqui em BH.

E o que falar das atividades do evento? Só gente fera compartilhando conhecimento nas oficinas e palestras! Com certeza vou ficar uma semana ou duas só estudando os conteúdos publicados. E a Gincana de Prêmios? Cada tarefa proposta, além de divertir geral a galera, também servia pra aumentar o engajamento do público, num ciclo virtuoso de ganho mútuo. Dessa vez eu não tive a oportunidade de jogar, pois confesso que o dinossauro aqui precisa se familiarizar mais com esse lance de jogar online. Porém pude ver a galera pirando com as mesas, vendo inclusive grupos de campanhas sendo formados através de alguns one shots realizados durante o evento. Mas da próxima vez eu mestrarei, fica registrado aqui o compromisso. Pra mim é uma questão de honra!

No mais, gostaria de parabenizar à todos os envolvidos na realização super bem sucedida da RPGCON, que é uma quantidade muito grande de pessoas para eu conseguir citar aqui. Sinto-me muito grato por poder ter participado da construção deste evento maravilhoso. Também conheci muita gente boa de todos os cantos do Brasil, e com as quais eu gostaria de continuar mantendo contato depois desse evento. Já aguardo ansioso pela próxima edição!

Pra quem não participou, só digo que você perdeu uma grande oportunidade! Mas não precisa ficar tão triste, pois a maioria das oficinas, palestras e mesas foram gravadas, de modo que você possa assisitir depois. Confiram aqui também algumas fotos tiradas durante a Gincana pelos próprios participantes. E como prometido, aqui estão os vídeos dos conteúdos que eu publiquei na RPGCON, espero que gostem. Até a próxima! 

Palestra Como NÃO Apresentar o RPG Para Iniciantes


Palestra Narrando RPG Para Crianças e Adolescentes


Oficina Dicas de Papercraft: Construção de Veículos Para War Games


4 comentários:

  1. AVISO AOS GANHADORES DOS BRINDES DA RPGCON E TAMBÉM DA UNINERD

    Pras pessoas que que foram contempladas com exemplares do meu livro "Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega!", gostaria de avisar que estou esperando receber todos os endereços dos ganhadores pra sair de casa uma única vez para fazer os envios. Com isso reduzo os meus riscos de contágio nessa pandemia. Então eu peço desculpas pela demora e conto com a paciência de vocês. Dentro em breve as cópias serão enviadas nos seus endereços. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Desculpem a demora, pois não tive como sair de casa semana passada, pois tô super garrado em casa esses dias organizando um projeto - dentro em breve trago mais notícias à esse respeito. Mas finalmente, enviei ontem os exemplares do Bodega para os ganhadores do RPGCON, da UNINERD e outros clientes.

    Como a grana tava curta, teve que ser o envio simples mesmo, aquele que não tem rastreio. Torço para que não hajam problemas com o envio, mas se em duas semanas os livros não chegarem até vcs, podem entrar em contato comigo. Mais uma vez, obrigado pela paciência, e lhes desejo uma ótima leitura. Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/macunaimagames/posts/3107564709287295?__tn__=-R

      Excluir