Nossos Comparsas: Entrevista com o Ilustrador Lucas Martins

- por José Noce

Salve, salve galera! Estamos de volta com esta coluna que tem o objetivo de apresentar os trabalhos dos grandes parceiros que fazemos durante esta nossa maravilhosa jornada RPGística. Além desta ser também uma forma singela de lhes dizer um "muito obrigado" pela força que nos dão. E desta vez, vamos bater um papo com o grande amigo Lucas Martins. Ilustrador autodidata e super talentoso, já tivemos duas oportunidades de trabalharmos juntos. Uma em 2017, quando ele ilustrou meu livro Vamos Pôr Ordem nesta Bodega! E a outra agora mais recentemente, já que ele é quem está ilustrando meu RPG infantil Pequenos Aventureiros

Sem mais delongas, deixemos que o rapaz se apresente com suas próprias palavras!

Macunaíma Games: Nos fale um pouco sobre você. Quem é Lucas Martins?

Lucas Martins: Sou natural de Belo Horizonte, tenho 25 anos, e desenho desde criança. Mas agora, estou começando a explorar o meu potencial de uma forma mais profissional.

Macunaíma Games: Você é um ilustrador autodidata. Então gostaria de saber quando surgiu em você essa vontade de ilustrar. E quais são as suas principais inspirações?

Lucas Martins: Acredito que esta vontade surgiu em mim por crescer num ambiente de incentivo, e também por ter puxado lado artístico da minha mãe. Isso vem desde de ver os desenhos dos livros, passando depois para a televisão. Eu me lembro que achava fascinante ver um desenho no papel se mexer, falar na televisão. 

Influências? A esta altura da minha vida, a lista é enorme. Acho que todos com quem você encontra te influenciam de alguma forma, seja uma pintura, uma releitura, um grafite. Nunca ficamos totalmente incólumes dessa influência.

Macunaíma Games: Quais são para você os maiores desafios ao se ilustrar livros de RPG?

Lucas Martins: Eu não diria que existe um "desafio". Os prazos, as tentativas, você desenhar, apagar e fazer de novo são normais. E com isso, como é o meu caso,  vai se aprendendo o próprio ofício, ficando mais profissional, melhorando.

Macunaíma Games: Pra quem não sabe, nós dois nos conhecemos através de um amigo em comum,  que na época trabalhava na mesma empresa que você trampa até hoje. Então a minha pergunta é: você teria planos de um dia se dedicar exclusivamente ao trabalho como ilustrador? E por que?

Lucas Martins: Sim, claro, se algum dia isso for possível. Pois no momento, apesar da arte não ter incentivo, ela se faz mais do que necessária.

Macunaíma Games: Foi um grande prazer bater este papo contigo Lucas! Você teria mais algum comentário a acrescentar?

Lucas Martins: Tenho muito que agradecer por este bate papo. Obrigado pela atenção. 

E se vocês quiserem conhecer mais de perto os trabalhos deste grande camarada, ou contratá-lo para produzir umas ilustras super maneiras, basta acessarem o portfólio dele ou seus contatos através dos links abaixo. Ah, e ao entrar em contato com o Lucas, por favor não se esqueçam de falar com ele que conheceram o seu trabalho através desta matéria. Até a próxima pessoal!

Instagram (Portfólio)                Facebook               WhatsApp: +55 31 8897-3635

6 comentários:

  1. Grande entrevista José, reconhecer o trabalho do próximo sempre é importante, sucesso ao Lucas Martins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lucas é cara mto talentoso, alem de um grande camarada! E tb eu busco sempre fortalecer as pessoas à minha volta. Pois como diz o ditado, sozinho a gente chega rápido, mas juntos a gente chega longe!

      Excluir
  2. Parabéns pela matéria. Conheço o trabalho do Lucas pelo livro: "Vamos por ordem nesa bodega". Afinal tenho um exemplar. Recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde essa época eu vi que ele tem mto potencial. Costumo dizer que qdo eu chamei o Lucas pra ilustrar o Bodega foi uma aposta, mas pro Pequenos Aventureiros já foi um investimento.

      Excluir
  3. Boa entrevista e bom trabalho para os dois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw X-Man! Em breve sai o pdf do Pequenos Aventureiros pros Apoiadpres darem uma conferida.

      Excluir