Um balanço parcial (mas muito positivo) da campanha do Pequenos Aventureiros


- por José Noce

Salve, salve, pessoal! Sei que estou em dívida com os leitores aqui do blog, pois as coisas têm acontecido num ritmo muito mais rápido do que eu dou conta de escrever. Mas venho aqui hoje falar um pouco de tudo isso que tem rolado na realização deste projeto, depois de duas campanhas vitoriosas de financiamento coletivo.

Começando por ae, duas campanhas no Catarse! Inicialmente, tinha planejado realizar uma única campanha mais longa, justamente para não precisar recorrer à uma campanha de late pledge - nome chique para apoios tardios rs. Até porque também eu já tenho engatilhados aqui outros projetos, como um livro de cenário e outro de criaturas pro Pequenos Aventureiros. Mas foram tantos os pedidos, que quem sou eu pra dizer não né hehehe. Sem contar que não posso deixar de comparar com a campanha do Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega! Por volta da primeira semana, a campanha já havia arrecadado mais do que o alcançado em 2017. Tá bom que na época eu era bem mais cru em financiamentos coletivos, reconheço. Mas se eu tirei um grande aprendizado atualmente é que presença digital é tudo!

E por falar em presença digital, felizmente eu pude contar com a colaboração de muita gente bacana. Vários streamers, blogueiros e clubes de jogos abriram seus espaços pra divulgar meu trabalho, seja através matérias, bate papos ou mesas de jogo. Inclusive, confesso, essa foi uma das razões de eu ficar meio ausente por aqui. Ao invés de direcionar tudo da campanha para as minhas próprias plataformas, resolvi apostar numa produção mais colaborativa de conteúdo. E acredito que essa foi uma aposta muito bem sucedida. São muitas pessoas e iniciativas pra poder citar nominalmente, mas sou eternamente grato a todos vocês! 

Também tive a oportunidade de conhecer muita gente boa, que assim como eu, produz ou dissemina o RPG entre as nossas crianças e adolescentes. Desde iniciativas mais formais, até mães, pais e educadores, que enxergam todos os benefícios que a prática do RPG pode trazer aos nossos jovens. Vocês também foram fundamentais neste projeto, seja apoiando no Catarse, divulgando nas redes sociais ou fornecendo seus feedbacks. Se o Pequenos Aventureiros hoje é uma realidade, é graças à todos vocês!

Mas não pára por aqui. Pois agora começa a fase de botar a mão na massa! Além da produção do livro e das demais recompensas aos Apoiadores do Catarse, temos também que concluir as duas votações da Campanha Solidária, que irá ceder exemplares do jogo para iniciativas que ajudam a disseminar o RPG entre o público infanto-juvenil. 

Por enquanto é isto. Dentro em breve trarei pra vocês mais novidades sobre o Pequenos Aventureiros. Então até logo e um grande abraço!

2 comentários:

  1. Des do dia em que botei os olhos no PDF de Pequenos Aventureiros 1.0 (nem lembro mais em que ano) foi Paixão à Primeira Vista!
    Foi tão significativo que eu mestro ele até hoje! E até o meu próprio Sistema de RPG, concebido nos anos 1990, ele já influenciou (modificou)!
    Muito obrigado José Noce!
    Vida longa e próspera para o Pequenos Aventureiros RPG !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz de saber que o Pequenos Aventureiros está sendo útil assim pra você Sassá! Valeu pela força camarada!

      Excluir